Todos nós possuímos competências, cada pessoa com seu perfil e potenciais específicos desenvolvidos. Existem aquelas naturalmente desenvolvidas e outras aprendidas no decorrer da vida e da carreira profissional.

Denominamos competência como um conjunto de características que, unidas, ajudam a realizar uma função, ou seja, é a aptidão para realizar algo. 

A habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais, que foram adquiridos, enquanto a competência é mais ampla e consiste na junção e na coordenação de conhecimentos, atitudes e habilidades.

 

Competência e habilidade são dois conceitos que estão relacionados.

O conhecimento, as habilidades e a atitude são os três pilares do autodesenvolvimento e do crescimento. Para uma carreira em expansão, as competências devem ser sempre consideradas e desenvolvidas. Cada cargo pede uma seleção de competências para sua realização e nem sempre as que você naturalmente possui são as mesmas que seu cargo pede, mas nada te impeça de buscar formas de desenvolvê-las.

 

Como saber quais são as competências necessárias ao seu cargo ou ao cargo de sua promoção?

Se a sua empresa possui um plano de cargos descrito, certamente, você descobrirá facilmente, mas se ela ainda não possui será preciso uma forcinha extra.

Primeiro, elencar quais são suas tarefas diárias, a quantidade de tempo e qual a importância delas em sua função. Após, listar as tarefas em ordem de prioridade em sua função, pense bem no que você necessitaria saber e quais habilidades mais utilizaria nessa função.

Depois do trabalho realizado, você levantou as competências principais de sua função, sejam elas de relacionamento, estratégicas ou de gestão. Dentre elas, quais você realmente acredita serem bem feitas e quais necessitaria melhorar?

Um coordenador ou gerente, ou, até mesmo, um coaching, poderia te ajudar nessa tarefa, através da apresentação de uma avaliação do seu perfil. Investir na melhoria das competências carentes ou inexistentes é uma maneira muito enriquecedora de crescer profissionalmente.

Não podemos ter medo de descobrir nossos pontos fracos, o bom mesmo é quem olha para eles sem receios, entende-os, traça uma estratégia e age. A partir desse movimento, a fragilidade da função passa a ter os dias contados e o seu reconhecimento ou promoção serão apenas uma questão de oportunidade.

Para utilizar as competências para atingir uma  promoção, será necessário conhecer quais são necessárias ao novo cargo e buscar desenvolvê-las, para, dessa forma, estar pronto para o novo desafio.

 

Como desenvolvê-las?

Algumas competências aprende-se com estudo e treinamentos. Outras, é possível aprender apenas praticando, exercitando e se relacionando. Descubra quais são seus passos.

Neste momento, um profissional especializado poderá te ajudar muito montando um plano de desenvolvimento assertivo e eficiente.

Tome uma atitude perante seus objetivos, vá em busca deles, entenda-os e o sucesso é só uma questão de tempo.