Com a crise, instalada pela pandemia, e a grande porcentagem de desemprego em pleno crescimento, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. Profissionais com excelência e qualidade estão em busca de recolocação, empregos esses cada vez mais escassos no Brasil, e o número de interessados em novas oportunidades de trabalho só aumenta.
O que isso quer dizer?
A crise do país e o aumento de profissionais desempregados resultam em uma maior rigidez e rigor das empresas contratantes. Os salários das raras oportunidades existentes tem reduzido gradativamente e as exigências com relação a requisitos e especializações tem sido maior. Os contratantes estão sim em condições de escolher, e muito bem, os profissionais para suas empresas, pois a diferença entre oferta e procura está enorme e muitos profissionais gabaritados estão nesta luta.
A longa espera por trabalho e a necessidade financeira tem feito os profissionais flexibilizarem suas pretensões salariais e cargos hierárquicos, o que acabou se tornando uma vantagem para os empresários neste momento de redução de custos.
Como proceder nesta busca por um trabalho bem sucedido?
Primeiramente, saiba o que está buscando, defina seu objetivo profissional e especialize-se. Ao contrário do que muitos pensam, ser abrangente na escolha profissional não é sinal de mais chances no mercado e, sim, de perda de oportunidades para os especialistas.
Lembre-se, a oferta de talentos para oportunidades está alta e as empresa vão dar preferência para eles.
Identifique as habilidades importantes ao seu objetivo escolhido e desenvolva-as. Existem profissionais que podem te ajudar nisso. Esteja preparado, focado e alerta! As oportunidades têm sido raras, mas elas irão aparecer e você vai ser aprovado se estiver pronto e confiante do que deseja.
Não faça de sua necessidade financeira o guia para um novo emprego, as empresas querem profissionais centrados e confiantes, os que sabem o que querem como carreira e não os desesperados. A carência por dinheiro existe e é preocupante, mas ela não deve te mover ou impulsionar. O seu desejo por uma carreira de sucesso deve ser o motor do sucesso profissional.
Trabalhe suas emoções e mentalize sua conquista. Se você sabe onde quer chegar profissionalmente e está preparado e emocionalmente fortalecido, a seleção aprovada é só uma questão de tempo e dedicação.
Confie e não desista!