Este ano que se encerra trouxe consigo um grande aprendizado para todos nós, a adaptabilidade e a reinvenção. Todos fomos forçados a partir para o “plano B”, buscar novas opções, nos adaptarmos… e quantos ensinamentos esta fase nos garantiu?
Se você não conseguiu tirar nenhum aprendizado deste momento, então é a hora de parar e repensar o seu ano, suas escolhas e suas atitudes. A vida é movimento e, nesta fluidez, você sempre tem duas opções, olhar com bons olhos e tirar o máximo de conteúdo e encarar como mais um desafio ou passar seus dias se queixando de tantas coisas ruins, paralizado por seu mal-estar.
Na carreira não é diferente, precisamos de adaptação, “plano B”, flexibilidade e resiliência. Pensar na perda do emprego, na diminuição do salário ou na promoção que não chegou apenas vai te deixar mais amargo e duro.
O ano de 2020 foi desafiador, você encontrou resistências e fragilidades que não imaginava ter. Segundo Brené Brown, a vulnerabilidade é o espaço para o desenvolvimento de muitas emoções, ela é a base para a coragem. Quando encaramos nossas fraquezas e nossas sensibilidades, elas nos levam ao sucesso.
Então, me diga agora você, depois dessa reflexão, o ano de 2020 te machucou ou te fortaleceu? E como você vai usar essa energia a seu favor em sua carreira, em sua vida, na evolução e no seu sucesso?
Construa seu destino, utilize tudo o que você possui e vá além. Talvez o ano de 2021 não tenha grandes avanços, mas você, certamente, fará bom uso de toda experiência adquirida.
Comece agora mesmo!